Os Diários Lunáticos de Zenit Saphyr (31 de Maio de 2015)

A festa acabara há mais de uma hora e, na rua deserta, dançavam, rodopiando ao sabor do vento, todo o tipo de detritos de que as pessoas faziam uso para celebrar. Giravam em espirais de vento centenas de copos de plástico, guardanapos manchados de óleo, usados para segurar bifanas e sardinhas, embalagens de plástico de todo o tipo de iguarias e o seu lento rastejar na noite plácida provocava um som agonizante que me enchia de angústia. Panfletos e esferovite vinda sabe-se lá de onde formavam um novo azulejo em movimento por cima do azulejo da calçada estático. Alguns papéis e sacos de plástico foram promovidos e bailavam no céu, em cima da minha cabeça.  Ver todo aquele lixo arrastando-se como se tivesse vida própria e ouvir aquele som de arrastar de papel e plástico, de vidro chocalhando nas bermas da estrada comoveu-me profundamente. Jurei solenemente nunca mais largar o mais irrelevante artigo de lixo para o chão. Nunca mais. Podia ter sido apenas uma vulgar promessa, rapidamente esquecida, mas uma lufada de vento mais forte animou ainda mais o lixo dançante e fez tombar sete ou oito garrafas de vidro, incautamente colocadas em cima de um contentor, quando podiam ter sido deixadas dentro dele. Quando as garrafas atingiram o chão, uma miríade de cristais multicoloridos explodiram como fogo de artifício tilintando no alcatrão. Eu ajoelhei-me e comecei a chorar, lançando o meu brado para a noite deserta:
- Porquê? Meu Deus, Porquê? Nada contém o ímpeto de uma multidão destruidora! Nada segura a escumalha organizada!
Solucei a última frase e caí de bruços durante uma fracção de segundo. Quando me levantei já tinha tomado a decisão de limpar toda aquela rua pelas minhas próprias mãos... Abri a tampa do grande contentor e pus mãos à obra, transportando nos meus braços a maior quantidade de lixo que conseguia. Agarrei em toda aquela porcaria com as minhas próprias mãos, sentindo alguma raiva da multidão, mas nunca nojo. Fui metendo o lixo para aquele contentor até ele estar cheio. Quando não consegui meter lá para dentro mais lixo fechei-o e arrastei-o pesadamente até ao fim da rua, onde devia haver um outro igual. A meio do caminho vi um carrinho de mão, daqueles que se encontram no supermercado e exultei de felicidade, pois não sabia o que fazer com as garrafas de vidro; não as podia colocar no lixo comum! Aquele carrinho chegava para colocar todas as garrafas de vidro daquela rua. Encontrei rapidamente o contentor de lixo com rodas e troquei-os. Quem me visse avançando pela rua com um grande contentor verde do lixo pensaria que eu era louco e chamaria a polícia que me encarceraria sem mais perguntas, mas essas pessoas não compreendiam o bem que eu estava a fazer a esta rua, só eu entendia. Daqui a alguns anos, quando se fizer justiça ao meu bom trabalho, vão nomeá-la Rua Zenit Saphyr, conversas na Câmara, "que grande trabalho de limpeza fez o Zenit nessa rua naquela noite particular, merece sem dúvida as maiores honrarias, ele, que sozinho arcou o lixo da multidão". Fotos tiradas com os meus fãs que vêm de todo o mundo para se fazer fotografar comigo e com as minhas vassouras. As pessoas comentam a simpatia do maior dos homens do lixo. Uma gigantesca estátua é-me erigida ali mesmo, três metros de altura, uma estátua de cobre banhada a ouro e, à minha frente, um contentor pintado a negro dentro de um carrinho de mão e as minhas mãos segurando o carrinho com segurança. Na inauguração as pessoas cochicham, "ele está cá, o autoproclamado lixeiro, vejam-no". Ganho importância no sindicato e nenhuma reunião acaba sem que eu dê a minha opinião e dou-a sempre, esticando o dedo enquanto falo. Exijo salários de 3000 euros por mês para todos os varredores e homens do lixo. O Governo nega e fazemos uma longa greve. As ruas enchem-se de lixo e já ninguém suporta o cheiro a fossa que se sente em toda a cidade libertado de amontoados de sacos do lixo acumulado. O Governo acaba por ceder e oferece salários de 2500 euros a todos os trabalhadores do lixo, que se tornam finalmente em trabalhadores dignos e orgulhosos do seu trabalho. Debaixo dos seus fatos macaco, que tiram orgulhosamente, surgem agora fatos impecáveis da Giorgio Armani, cujo cheiro adocicado os faz esquecer todo o lixo que haviam removido. Agradecem-me repetidas vezes sempre que me cruzo com eles, "louvamos Zenit Saphyr, que trouxe justiça ao mundo da recolha de lixo" e eu olho-os humildemente, "não foi nada de mais, camaradas. Estou no mundo para fazer valer a equidade e o bem". Ah, que dia feliz seria esse, mas para aquele dia ainda tinha muito trabalho. Quando acabei de recolher todo o lixo de papel, plástico e esferovite deixei o segundo contentor quase cheio. Fechei-o, com um grande sentimento de realização e comecei a meter as garrafas de vidro no carrinho de mão de supermercado. Foi uma tarefa rápida, que não demorou mais de 15 minutos. Quando acabei, olhei para a rua impecável e imaginei os homens do lixo a chegarem na manhã seguinte e a olharem incrédulos para a rua que estava um brinco, pronta para deixar passar o mais prepotente dos tiranos governantes. Arrastando o meu carrinho cheio de garrafas de vidro tilintando, em direcção ao ecoponto mais próximo, senti um fogo de artifício poético explodir nas minhas costas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais

As Mais Belas Palavras da Língua Portuguesa