Os Diários Lunáticos de Zenit Saphyr (30 de Agosto de 2016) (P)

À atenção dos meus amigos: nunca abram uma lata de cerveja acabada de cair ao chão, nem mesmo que se tenha furado e esteja a aspergir espuma ameaçadoramente. Hoje, quando ia a subir uma rua de Belgrado com o meu amigo Robert, segurando numa mão uma garrafa de cerveja que estava a beber e usando a outra para segurar duas outras cervejas que ele tinha ido comprar e os calções que me caíam por não ter cinto. Na minha última viagem emagreci muito devido a longos períodos sem comer e ainda não tive dinheiro para comprar um cinto. Segurar as duas latas de meio litro e os calções era um difícil equilibrismo, mas não quis dar parte fraca pedindo ao Robert que me levasse as latas de cerveja que me tinha acabado de oferecer, por isso continuei a andar e a beber da minha, que estava bem fresca e me sabia maravilhosamente na tarde quente, porém, a certa altura, possivelmente devido a um passo descuidado, as calças caíram-me quase até aos joelhos. Motivado pelo facto de estar sem roupa interior, fiz um desajeitado trejeito com a mão que tinha as duas latas de cerveja por encetar de maneira a subir os calções e tapar as minhas partes como convém na sociedade em que vivo. A outra mão manteve-se firme com a cerveja fresca, mas ao fazer aquele gesto com a outra mão, deixei cair ambas as cervejas, porém apenas uma delas 'rebentou' ao cair no alcatrão e começou a expelir espuma e cerveja como se fosse um spray. Não era uma grande quantidade, mas eu baixei-me rapidamente para ela e comecei a tentar diminuir o jacto tapando o buraco com um dedão, o que até estava a resultar, até o Robert me dizer 'open open' e fazer o gesto com o polegar de quem abre uma lata (ele fala muito mal inglês). Sobre esse momento não sei bem o que dizer, precipitei-me, talvez, mas não tenho desculpa; é indesculpável ter obedecido a tão estúpido conselho. Abri a lata e saiu tanta espuma e cerveja que aquilo mais parecia a erupção de um vulcão ou, usando uma imagem mais próxima da realidade, a abertura de uma garrafa de champanhe num evento comemorativo. Sobrou tão pouco da minha cerveja que eu bebi o que restava com um único trago, um pequeno trago que era tudo o que sobrava de meio litro de cerveja, um trago tão cheio de espuma que me pareceu que a cerveja estava viva na garganta, um trago tão desolado que me senti ridículo, impotente, estúpido. Amaldiçoei-me, mas não fui capaz de amaldiçoar o meu amigo Robert, porque o erro foi meu. Nunca se abre uma garrafa de cerveja agitada há pouco tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais

As Mais Belas Palavras da Língua Portuguesa