As Mais Belas Palavras da Língua Portuguesa

A nossa língua está cheia de belas palavras...Neste capítulo dos meus escritos falarei das que mais me agradam:

Ainda - Ainda é uma bela palavra, cheia de esperança. Gosto particularmente quando se diz "aiiiinda".
Almada - O nome da terra ao pé de Lisboa ou do poeta. Parece alma dada a uma amada? Soa maravilhosamente em qualquer ouvido.
Aurora - Anuncia o dia com uma aura de magia de quem principia a vida. "A Aurora de róseos dedos". Alvorada também é uma belíssima palavra.
Buganvília - As flores e as plantas costumam ter nomes bonitos (possivelmente é por isso que os seus nomes são tão usados em poemas), mas buganvília ultrapassa todos os limites de sonoridade e a sua beleza celestial parece banhar-nos de luz e vida.
Carpideira -  Qualquer palavra que se inventasse para nomear esta magnífica profissão, que é ir berrar para os cemitérios a partida de desconhecidos em funerais alheios, seria muito boa. Carpideiras até esteticamente é muito bonita.
Cartolina - Palavra que tem uma beleza estética que ultrapassa em muito o significado que lhe atribuímos. Cartolina é uma coisa demasiado irrelevante para receber um tão glorioso nome. Cartolina devia ser a designação de um amor não correspondido ou de uma brutal doença de alma, que nos deixa melancólicos vida fora,
Esferográfica - Ao contrário do que as pessoas pensam, esta palavra não se refere apenas às canetas para escrever. Também designa uma esfera gráfica que gira em torno do nosso mundo com informações de que não precisamos e que nos fazem mudar as atitudes sem darmos por isso. É uma palavra de uma sonoridade bestial. digo bem alto ESFEROGRÁFICA.
Esperança - Esperar com ânsia coisas boas na distância. O som "han" é estupendo.
Eternidade - A ideia de todo o tempo sem fim que há-de vir, é-nos transmitida através de uma palavra sonoramente inigualável.
Introvertido - Vertido é uma palavra extraordinária, sinónimo de despejado. Intro, para dentro de nós. Introvertido. despejado para si próprio, fechado em si e do mundo.
Imaginar - Seria louco se imaginasse o que imagino que imagino. A Magia actica o cérebro para sonhar acordado com Deus.
Imprevisível - Qualquer palavra que tenha a ver com visão, ver, olhos, mirar, é mágica. (em francês image/magie partilham exactamente as mesmas letras). A imprevisibilidade é uma das características que mais aprecio nas pessoas, salva-nos do tédio do dia-a-dia que a selva humana nos impôs.
Mediterrâneo - Mare Nostrum no meio da Terra.
Obrigado - Uma palavra esteticamente bonita de que não gosto nada. Soa bem ao ouvir, é verdade, mas é um mau agradecimento, porque as pessoas dizem que o bem que lhes foi feito pela pessoa a que agradecem, as deixa OBRIGADAS a fazer alguma coisa boa a essa pessoa em troca. É isso que dizemos quando dizemos "obrigado", a forma comum de agradecer em português (ainda que eu costume dizer "agradecido". É engraçado ouvir homens a dizer "obrigada". Solto sempre uma sonora gargalhada.
Oxalá - Estranho que numa língua falada maioritariamente por cristãos chamemos tantas vezes por Alá. Mais bonita se for dita "ouxalá".
Persiana - A persiana é como uma pestana dos olhos das janelas. O som pers- de persa.
Porvir - Aquilo que ainda está por vir, como todo o som indica. Porvir é mais bonito que "futuro".
Preâmbulo - Antes de chegarmos ao âmbulo do âmbulo.
Ribombar - Bonita palavra para um estrondoso e espectacular som. Gosto muito de ouvir prolongados rugidos do céu.
Saudade - Palavras para quê? A palavra mais bonita para designar este sentimento (UNIVERSAL) em todas as linguagens do mundo. Um épico orgulho do nosso idioma.
Sonâmbulo - Eu sonolento deambulo. Aqueles que caminham adormecidos e alheios aos seus actos apenas influenciados por sonhos. Uma bela palavra para uma fantástica atitude em relação à vida.
Vagabundo - A palavra vagabundo originariamente dizia-se vagamundo, por eles serem os que vagam pelo mundo. Com o passar do tempo o "b" substituiu o "m", sendo que muitos crêem que essa alteração se deu por eles cheirarem mal. Uma palavra lindíssima que designa algo que fui orgulhosamente durante muitos anos,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais