Eusébio

Pantera Negra, felino de relvado
Corria imparável no campo pelado
Da sua infância onde se fez
O génio que os defesas desfez
Dotado dos atributos dos Deuses
Mas, humilde como nenhum deles
Construiu a sua eterna imagem
Com o suor da sua bondade e coragem
Cruzou também ele a margem
Num barco cheio numa feérica viagem
Em que os companheiros o miravam estupefactos
Orgulhosos por com ele entrarem
No Reino Sombrio da Morte
Onde as imagens se separam na margem derradeira
E partem a velocidades infinitas para o delírio
Eusébio, filho de todos,
Caíste também nas minhas mãos firmes,
Bico para toda a obra,
Às vezes até a mim me custa ser convocado
Mas eu sou a hora que chega a toda a hora
Em todos os lugares com todas as pessoas
Se foi o Eusébio, todas as outras irão atrás dele
Para sempre
Quem consegue assim ceifar uma alma
Tem de nunca pestanejar
Morreu um rei
Assassinar reis deixa-me a alma pesada
Quero ser julgado
Sinto que sou o maior patife do mundo
Tento reconciliar-me com o Sharon
Obedeço a ritmos cósmicos
E a desastres cómicos
E não posso tirar toda a riqueza
Sem levar alguma malvadeza
Eusébio espalhou emoção
Espalhou a sua glória
Foi consagrado rei eterno com a sua partida
Mas nunca vai saber
Nem com mais nada contribuir para os Ritmos do Mundo
Pois ninguém é Rei no Reino Invísivel do Nada
Eusébio, a tua imagem reflectida,
Remata uma única bola contra a baliza deserta
Com a direcção que lhe parecia certa
Corre para ela novamente
Confortando-se com ela para a eternidade
Jogando, jovem e livre
No Reino Esquecido da Morte


Alvos Millar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais

Não Gosto (XXVIII) - Joana de Vasconcelos