Não Gosto (170)

No jogo Werder Bremen - Estugarda de 6 de Dezembro de 2020, ao fazer o 0-2 aos 91 minutos que assegurava a vitória para a equipa visitante, o jogador congolês Silas Wamangituka teve, segundo o árbitro de partida, que o admoestou com um cartão amarelo, uma atitude anti-desportiva. Nas décadas que levo a ver jogos de futebol nunca antes vira um jogador ser penalizado por uma atitude semelhante, por um relaxamento, por uma brincadeira, por uma maneira divertida de marcar um golo. Depois do desentendimento ridículo entre o guarda-redes chevo Jirí Pavlenka e o defesa turco Omer Toprak, o avançado congolês aproveita, ganha a bola e corre sem oposição em direcção da baliza. Os dois estarolas que estavam a defender ficam a resmungar um com o outro enquanto Silas Wamangituka avança, tranquilo, para marcar o seu segundo golo da partida e selar a vitória. O jogador do Estugarda olha para trás e, ao ver que nenhum dos dois defensores se faz ao lance e continuam a olhar um para o outro feitos parvos, começa a andar de forma displicente, num gingar meio gozão de quem tem todo o tempo do mundo para marcar o golo. Eu não vejo mal nenhum nisto, não h
á nenhuma lei que diga que o jogador tem de marcar o golo o mais rápido possível e com o máximo respeito pelo adversário, por isso fico escandalizado com a atitude do árbitro em dar-lhe cartão amarelo. Se os jogadores do Werder Bremen não queriam ser humilhados que não cometessem aquele erro infantil e, mais importante, que corressem atrás da bola depois de Silas os ter ludibriado.
 
Não deixa de ser sintomático dos tempos loucos que vivemos um golo totalmente legal poder ser ofensivo, foi isso que o árbitro considerou para dar cartão amarelo ao jogador do Estugarda, não vejo outra razão e não há justificação alguma para esta admoestação, para mim é algo nunca visto e que, tal como a suspensão a semana passada de Bryan Cristante por usar uma “expressão blasfema” depois de marcar um golo na própria baliza, vem tirar espontaneidade a um jogo que se quer autêntico e em que o carácter dos jogadores pode vir ao de cima. É triste ver jogadores atadinhos e cautelosos sempre com cuidado de não fazer nada que possa ofender as pessoas mais sensíveis, agora nem marcar um golo na brincadeira se pode?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais

As Mais Belas Palavras da Língua Portuguesa